quinta-feira, 10 de maio de 2012

Voto de Congratulação


Vigésimo quinto aniversário da Associação Agrícola da Santa Maria

A 27 de Abril de 1987, nascia, em Vila do Porto, a Associação Agrícola de Santa Maria, completando agora 25 anos de existência.
A Associação Agrícola de Santa Maria é uma associação sem fins lucrativos, que, segundo consta dos respetivos estatutos, tem por objetivos “a defesa dos interesses dos agricultores da ilha de Santa Maria em toda a sua extensão, nomeadamente junto das entidades oficiais competentes e com relacionamento direto com as atividades agro-silvo-pecuárias; a comercialização dos produtos que os associados extraiam direta ou indiretamente da terra, bem como de todos aqueles que se mostrem necessários à respetiva produtividade e fertilização, incluindo os equipamentos indispensáveis às suas próprias atividade”.
Possui atualmente 146 sócios, todos eles detentores de explorações agrícola, pecuária ou florestal e que exercem atividade na ilha de Santa Maria.
Ao longo dos anos, os serviços que a associação agrícola de Santa Maria tem vindo a prestar aos seus associados, tem vindo a crescer, destacando-se os seguintes:
- Apoio ao melhoramento genético dos efetivos bovinos de carne, que se destacam hoje nos Açores pela sua grande qualidade;
- Apoio ao desenvolvimento de projetos agrícolas;
- Contabilidade fiscal e de gestão aos empresários agrícolas;
- Apoio à gestão das explorações;
- Apoio ao processo de abate de gado bovino IGP.
A associação tem participado na organização de diversos eventos, realizados diretamente ou em parceria com outras entidades, destacando-se a participação na organização da Feira Agro-pecuária de Santa Maria, onde são desenvolvidas atividades e concursos diversos, como forma de promoção de produtos agrícolas locais, com especial enfase para a carne produzida na ilha; e participação na organização da Festa da Meloa de Santa Maria, onde este produto é enaltecido de uma forma muito evidente. 
A entidade tem desenvolvido uma serie de workshops e acções de formação, como forma de divulgação de técnicas, incutindo novos conhecimentos aos associados e fazendo deslocar à ilha muitos reputados especialistas em questões agrícolas.  
No âmbito da promoção e valorização dos produtos para o mercado, a associação agrícola desenvolveu um trabalho que levou à conceção de um Plano para implementação de uma estratégia virada para o mercado, tendo surgido, em consequência, no ano de 2006, a AgroMarienseCoop – Cooperativa de Produtores Agro-Pecuários da Ilha de Santa Maria, CRL..
Esse novo serviço, veio conferir à agricultura mariense e aos seus associados um caracter empresarial, tendo inaugurado recentemente o centro logístico agro-alimentar de Santa Maria, que conta com diversas valências, nomeadamente uma moderna central hortofrutícola, uma cozinha para a elaboração de compotas e uma melaria, bem como uma loja para fornecer fatores de produção aos agricultores da ilha.
Esta infraestrutura releva-se importante para organização do mercado agricola, de forma a que os produtos produzidos em Santa Maria ganhem escala e possam ser escoados de um modo mais eficiente, valorizando-os no mercado exterior. 
Das muitas ações que a Associação já desenvolveu ao longo deste 25 anos de existência, destacam-se, pela sua dimensão regional, a Participação na organização do Congresso Regional de Agricultura em 1991 e a Participação na organização do Congresso Regional da Carne em 2007.
Nos anos de 2008 e 2009, a utilidade dessa Associação ficou bem patente na ilha, ao ter colocado em prática um plano de aquisição e distribuição de alimento para os bovinos, atendendo à forte seca que se fez sentir naquela altura.
Atualmente, encontra-se a profissionalizar os seus serviços, com a contratualização de técnicos, o que tem permitido um maior acompanhamento dos seus associados e de outros agricultores da ilha.
Muitas foram as pessoas que já despenderem muito do seu tempo em prol da associação e da agricultura mariense. Destaco aqui os presidentes das direcções desses 25 anos:
Carlos Alberto Moura Resendes – sócio fundador e primeiro presidente da direção - António Evaristo de Moura Figueiredo, José Monteiro Moura, Arnaldo Manuel Braga Bettencourt e Duarte Manuel Braga Moreira, atual presidente da Direção da Associação Agrícola.
Assim sendo, atendendo ao trabalho desenvolvido pela Associação Agrícola de Santa Maria em prol da sustentabilidade da agricultura na ilha de Santa Maria, os Deputados do Grupo Parlamentar do Partido Socialista, propõe à Assembleia Legislativa Regional dos Açores, nos termos Regimentais e Estatutários aplicáveis, a aprovação de um Voto de Congratulação pela passagem do seu vigésimo quinto aniversário dessa associação e que desse voto seja dado conhecimento à Direção da mesma.

Sala das Sessões, Horta, 10 de maio de 2012

A Deputada Regional do Partido Socialista
Bárbara Torres Chaves

Sem comentários: