quinta-feira, 10 de maio de 2012

Voto de Congratulação

Início da atividade do Centro de Formação Aeronáutica dos Açores

A 8 de maio passado, iniciou a sua atividade, na ilha de Santa Maria, o Centro de Formação Aeronáutica dos Açores, abrindo-se assim um novo ciclo de desenvolvimento da ilha de Santa Maria. 
O centro de formação aeronáutico dos Açores inicia assim a sua atividade, através da realização de voos base em contexto de formação de pilotos de linha aérea, que não carecem das instalações físicas do centro de formação para o seu desenvolvimento, mas que se insere no âmbito dos serviços prestados por este.
Foram assim atribuídos 4 certificados a formandos que concluíram os type rating necessários para a certificação de pilotos de linha aérea, estando já previstos para o final do mês a realização de mais 7 voos base, com o mesmo fim.  
Relativamente às instalações do Centro de Formação Aeronáutica dos Açores, encontra-se em fase de reabilitação do imóvel onde o mesmo será instalado, mais concretamente na antiga central elétrica e posterior secção de transportes, entretanto desmantelada.
Refira-se que esta unidade, com uma área coberta de cerca de 750 m2, irá receber material adequado para a formação de pessoal de terra e de cabine e que irá ser constituída por simuladores operacionais, como segmentos de aviões iguais aos utilizados pelo Grupo SATA, balcões de check-in e mangas de segurança. Será ainda possível proceder ao treino em caso de situações de emergência e de incapacidade do piloto, o combate a incêndio, primeiros socorros e suporte básico de vida.
O Centro de Formação Aeronáutica dos Açores, em fase de instalação na ilha de Santa Maria, vai permitir a formação de pilotos de linha aérea, desde a fase de voo base até à obtenção da Licença de Piloto de Linha Aérea para os aparelhos Airbus 320 e 310.
Importa referir que este Centro, que começou por ser uma estrutura cujo âmbito se circunscrevia à formação de tripulantes de cabine e pessoal de terra do Grupo SATA, evoluindo para um projeto mais ambicioso em termos de objetivos, mais amplo nas áreas que versa e mais fértil nos seus resultados para a ilha de Santa Maria e para os Açores, constituindo agora um Centro de Formação Aeronáutica, o qual, para além das valências anteriormente previstas, passou também a prever a formação de pilotos.
Esta alteração de objeto só foi possível pela visão estratégica e conhecimento que o Governo Regional, através da Secretaria Regional da Economia detém sobre essas matéria, bem como pelo empenho dos colaboradores e administradores do Grupo SATA que se envolveram, de um modo dedicado, na concretização deste projeto.
Este centro, para além de formar todos os quadros da empresa, deste pessoal de terra a pessoal de cabine, irá também efetuar prestação de serviços a todas a companhias de transportes aéreos, quer nacionais, quer estrangeiras, muito em concreto das companhias dos Países de Língua Oficial Portuguesa, dando a este centro a capacidade de exportação de serviços, com as mais-valias que dai podem resultar para a SATA, para a ilha de Santa Maria e para os Açores.
O centro de formação aeronáutico, que atrairá a Santa Maria muito mais de um milhar de pessoas por ano, constitui uma grande potencialidade para a atividade económica local, dinamizando outras unidades e infraestruturas existentes em Santa Maria.
A realização deste primeiro voo de formação, a que se seguirão outros já programados e contratualizados, é pois uma excelente noticia para a ilha de Santa Maria.
Pelos fatos apresentados e pela importância que esta iniciativa tem para a ilha de Santa Maria, os Deputados do Grupo Parlamentar do Partido Socialista, nos termos Regimentais e Estatutários aplicáveis, propõem à Assembleia Legislativa Regional dos Açores, a aprovação de um Voto de Congratulação, pelo início do funcionamento do Centro de Formação Aeronáutico dos Açores, através da realização do primeiro voo base de formação de pilotos de linha aérea, ocorrido no passado dia 8 de maio e que desse voto seja dado conhecimento ao Conselho de Administração do Grupo SATA, ao Conselho de Ilha de Santa Maria, à Delegação de Santa Maria da Câmara do Comércio e Industria de Ponta Delgada, à Câmara Municipal de Vila do Porto e Assembleia Municipal de Vila do Porto.

Sala das Sessões, Horta, 10 de Maio de 2012

Os Deputados Regionais do Partido Socialista

Sem comentários: